1426 – A CULTURA MINEIRA

Por Jose Clovis 12/06/2019 - 06:20 hs
1426 – A CULTURA  MINEIRA
BELA NATUREZA MINEIRA

CULTURA JCF BLOGSPOT.COM

ESPAÇO  CULTURAL

VIAJANDO PELA HISTORIA E CULTURA

1426 – A CULTURA  MINEIRA

Nesta edição nº 1425 o destaque será um pouco da culturas das Minas Gerais...

Fonte: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAyH0AK/cultura-mineira

ULTURA MINEIRA

CULTURA REGIONAL BRASILEIRA ESCOLHIDA

Após uma criteriosa análise das diversas culturas regionais existentes no Distrito Federal, os integrantes do grupo decidiram por escolher a cultura mineira, tendo em vista a inegável participação da mesma no contexto de formação de nossa sociedade brasiliense, ocorrida em razão de sua incontestável riqueza sociocultural.

Sendo que, no decorrer do presente trabalho, poderá ser comprovado que tais riquezas vão desde detalhes relacionados à Arte, em geral, até às diversidades gastronômicas de sua famosa culinária.

INTRODUÇÃO

Para que haja um real entendimento da importância do estudo de qualquer cultura, necessário se faz compreender primeiramente o significado do vocábulo Antropologia. Tendo tal palavra a acepção do estudo do homem.

A partir deste pressuposto, há o entendimento de que a convivência entre os homens produz o que se chama de cultura e esta é, justamente, a forma ou o jeito comum de viver a vida cotidiana na sua totalidade por parte de um grupo humano.

Vale ressaltar que todas as culturas possuem um valor incalculável, tendo em vista que dentro das mesmas observa-se a existência de uma imensidade de comportamentos, conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, hábitos, aptidões, que foram desenvolvidos, adquiridos ou herdados com o tempo.

E a cultura mineira, pelos aspectos supramencionados, por si só já digna de respeito e admiração, por parte dos integrantes das demais culturas.

No intuito de bem apresentar a cultura escolhida, o grupo adotou como critérios principais de estudo e de análise os seguintes métodos da Antropologia: histórico, estatístico e o monográfico.

Para dar maior riqueza aos estudos foi utilizada a técnica da entrevista, tendo sido entrevistadas três pessoas oriundas do estado de Minas Gerais, que vieram para a capital Federal, no início de sua construção.

ÁREA CULTURAL

O Estado de Minas Gerais é uma das 27 (vinte e sete) Unidades Federativas do Brasil e se encontra na quarta posição, no que se refere à sua extensão territorial, que é de 586.528 km². Para se ter uma vaga ideia de seu tamanho, o mesmo se equivalente ao país da França.

Localiza-se no Sudeste e limita-se a sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com o Mato Grosso do Sul e a noroeste com Goiás, incluindo uma pequena divisa com o Distrito Federal, a leste com o Espírito Santo, a sudeste com o Rio de Janeiro e a norte e nordeste com a Bahia.

O estado é o segundo mais populoso do Brasil, com pouco mais de 20 milhões de habitantes. Sua capital é a cidade de Belo Horizonte que reúne em sua região metropolitana cerca de cinco milhões de habitantes, sendo, assim, a 3ª maior aglomeração populacional do país.

Suas terras estão situadas num planalto cuja altitude varia de 100 a 1500 metros, possuindo um território inteiramente planáltico, não apresentando planícies.