1428 – SANTOS DUMONT X IRMAÕS WRIGHT PARTE I

O INVENTOR DO AVIÃO

Por Jose Clovis 14/06/2019 - 00:00 hs
1428 – SANTOS DUMONT X IRMAÕS WRIGHT PARTE I
O PRIMEIRO VOO de balão...jcf

CULTURA JCF BLOGSPOT.COM

ESPAÇO  CULTURAL

VIAJANDO PELA HISTORIA E CULTURA

1428 – SANTOS DUMONT X IRMAÕS WRIGHT

PARTE I

13/06/2019 – Edição nº 1428 terá o registro da polêmica sobre quem inventou o avião. Santos Dumont X irmãos Wright...

Fonte: http://www.aviationforall.com/quem-inventou-o-aviao/

Quem inventou o avião?

Quem inventou o avião? Vamos conhecer agora um pouco mais sobre a história da aviação, quem criou o avião, seus inventores e como que, em pouco mais de 100 anos, chegamos onde estamos.

Quem inventou o avião?


ALBERTO SANTOS DUMONT - O INVENTOR...JCF 13/06/2019

A era dos pioneiros, como foi denominado o final do século XIX e início do século XX. Neste período viveram e atuaram os grandes inventores e primeiros aviadores. Novos conceitos, ideias, projetos e aeronaves foram concebidos neste momento. O que se criou ali, determinou o rumo da indústria aeronáutica até os dias de hoje.

Quem inventou o avião? O sonho de voar era muito mais antigo que os pioneiros. Do voo de Ícaro e Dédalos na mitologia grega, até a as máquinas voadoras de Leonardo Da Vince, a arte de alçar voo já era almejada pelos seres humanos.


As primeiras máquinas voadoras, seguiram a linha de pensamento do Padre Jesuíta italiano Francesco de Lana. De acordo com ele, seria possível alçar voo em um veículo sustentado por esferas em que o ar fosse removido e somente o vácuo restasse. A máquina de De Lana jamais voaria, já que o vácuo não gera sustentação, mas trilhou o caminho para os balões mais leves que o ar. Em 21 de novembro de 1783, François Pilâtre de Rozier e Marquis d’Arlandes, realizaram em Paris o primeiro voo livre em um balão Montgolfier de ar quente. Dez dias depois, Jacques Charles voou em seu balão de hidrogênio.

Quem inventou o avião primeiro?

Mas como tornar o voo do mais pesado que o ar possível? Quem inventou o avião precisaria solucionar este problema. Através da observação do voo dos pássaros, experimentos científicos, cálculos matemáticos e devoção ao trabalho, Sir George Cayley desenvolveu e testou diversos aerofólios (curvaturas de asa) para determinar qual geraria a melhor sustentação. Os seus estudos se tornaram a base sobre cálculos de sustentação, arrasto, estabilização e controle de aeronaves. Graças a Cayley, foi possível a base teórica para o próximo passo para os pioneiros da aviação.

Uma das primeiras concepções de um avião como conhecemos hoje, foi formulada pelo inventor inglês William Samuel Henson. Em 1843, Henson patenteou a Carruagem Aérea à Vapor. Uma aeronave, utilizando os princípios de Cayley, com uma asa, leme, profundor para controle, e duas hélices movidas por um motor à vapor de 30 Hp. A nova máquina atraiu a atenção de alguns investidores. O objetivo seria o transporte de passageiros, bens e correio. Entretanto esta nunca foi construída.

Continua na edição nº 429...