1431 – SANTOS DUMONT X IRMAÕS WRIGHT

Por Jose Clovis 16/06/2019 - 00:00 hs
1431 – SANTOS DUMONT X IRMAÕS WRIGHT
1+08 - VOO COM O 14 BIS...

CULTURA JCF BLOGSPOT.COM

ESPAÇO  CULTURAL

VIAJANDO PELA HISTORIA E CULTURA

1431 – SANTOS DUMONT X IRMÃOS  W RIGHT

 

Continuação da edição nº 1429...

Quem inventou o avião foi Santos Dumont?

Em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, nos arredores de Paris, o brasileiro Alberto Santos Dumont, surpreendeu o público ao apresentar sua mais nova aeronave. O 14 Bis era diferente de qualquer outra coisa. Suas asas em forma de caixas estavam na parte de trás, assim como a hélice e o motor de 50 hp. Na parte da frente estava o profundor de controle. Às 16hrs deste mesmo dia, Santos Dumont decolou no 14 Bis por meios próprios somente do seu motor, subiu a 3 metros do chão e voou por 60 metros. Imprensa e expectadores registraram o fato, a gravidade fora vencida por um avião e seu piloto. No dia 12 de novembro, Santos Dumont voou novamente por 220 metros de distância, ganhando assim o prêmio do Aeroclube da França.


O MODELO 19 - 

Em 1908, muitos outros aviadores já haviam alçado voo em suas máquinas, a exemplo de Farman, Louis Blériot, Voisin, Pelterie e Delagrange. Até mesmo na França, os irmãos Wright passaram a ser mais valorizados após uma série de bem-sucedidos voos de demonstração. Após um acidente com o 14 Bis e uma série de projetos malsucedidos, Santos Dumont perdeu muito de sua fama e adoração, que levou ao início de uma profunda depressão.

A sua fama retornou com o sucesso do modelo N° 19, a Demoiselle, considerado o primeiro avião esportivo do mundo. Apesar do grande sucesso do projeto, Santos Dumont nunca patenteou nenhuma de suas invenções, ao contrário de outros inventores. A sua Demoiselle foi replicada as centenas e nunca recebeu um centavo por cada uma construída. Ele alegava que o avião era um presente seu para a humanidade. O seu último voo ocorreu em 4 de janeiro de 1910, onde se acidentou e decidiu nunca mais pilotar.

DO COLUNISTA

Já li muitos textos a respeito desta polêmica, mas para mim depois de elaborar esta edição com o texto acima fico convencido de  que realmente, apesar de tanto disse me disse, esta invenção é do nosso brasileiro Santos Dumont, porem isto não quer dizer  que não vou aprofundar nas pesquisas para encontrar talvez, mais um pouco de polêmica a respeito da invenção do avião...Mas por hoje esta de bom tamanho...

Até uma próxima oportunidade...jcf