Porto Velho - SIM alerta a população para os perigos do consumo de produtos sem o selo de inspeção

Por PabloFerreira 15/05/2019 - 16:43 hs

A Prefeitura de Porto Velho, através do Departamento de Sistema de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), faz um alerta importante para consumidor: só consuma produtos que constam na embalagem o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), municipal (SIM) ou federal (SIF). São selos que assegura um produto de qualidade, fabricado dentro das normas higiênico-sanitárias e nos padrões estabelecidos nas legislações.

Segundo a médica veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, Silvana Harnez, a principal dica é prestar atenção na procedência do alimento. O consumidor nunca deve adquirir um produto de origem duvidosa, no caso, clandestino, sob pena de ter graves problemas de saúde. “Queremos conscientizar a população a fiscalizar os produtos que consomem. Essa iniciativa é primordial para a consolidação do nosso trabalho. Se constatar qualquer irregularidade, o consumidor pode denunciar as empresas clandestinas para a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou para o SIE e o SIM”, comentou Silvana.

De acordo com o secretário da Semagric, Luiz Cláudio, a atuação do Serviço de Inspeção Municipal tem assumido um papel importante, tanto na colaboração da qualidade da saúde dos consumidores, quanto no combate à produção e comercialização de alimentos de origem clandestina.

COMO COMPRAR COM SEGURANÇA?

O produto deve ser inspecionado e possuir um dos carimbos da inspeção sanitária (SIF, SIE ou SIM), apresentar, no rótulo, todas as informações sobre a identificação do produto, possuir embalagens íntegras, sem rasgos, danos, estufamentos ou ferrugens, permanecer com características naturais de cor, odor, textura e sabor.

SECOM